"Na contramão do mundo, tenho ouvido isso desde o primeiro dia em que pisei em uma igreja, e La fui convertido. mas após 17 anos tenho voltado a refletir nesta frase, Na contramão do mundo!! A igreja mundial hoje se encontra em meio a muitas intenções, contudo a maior dela, ou melhor, mais que uma intenção; uma missão, tem ficado pra trás, não diria defasada, mas diria secundarizada, são muitas as intenções que tem conduzido a igreja mundial, e com elas seus valores vão se formando e tomando cada vez mais o lugar, daquilo que de fato deveria ser o alvo da igreja."
Nestes dias, na verdade nestas últimas semanas tenho ficado muito mais feliz, e esperançoso, pois tenho visto amigos decidirem por continuar o trabalho que Cristo iniciou, quando esteve na terra. A OBRA MISSIONÁRIA. E aqui quero destacar em honra, algumas pessoas. Anônimos para a mídia, mas muito famoso para muitos. Pelos seus relevantes testemunho de vida e ministério. Começando por meu maior referencial, Momy. Era assim que a chamávamos, na sua terceira idade, eu tive o prazer de conhecê-la e fazer parte de sua equipe em Cabo Verde, Na África. Uma incrível missionária canadense. Mas retornando a falar das pessoas que me deixaram muito feliz estes dias, uma delas é a Mel, missionária que em meio a algumas dificuldades de saúde, tem renascido uma jovem senhora que na sua maturidade começou a alçar novos e altos voos. Mila uma jovem missionária atuando na Ásia, em meio a grandes nomes do mundo missiológico; Deus a tem levantado para fazer diferença, sendo respeitada como uma voz feminina e Brasileira, entre os povos não alcançados.
Parabéns aqueles que têm renunciado a própria vida, conforto em favor do trabalho missionário. Trabalhos sociais, educacionais, nas áreas da saúde, segurança, comunicação enfim. Levando o evangelho de Cristo, evangelho que transforma.
Antes que você comece a se perguntar o que este texto tem a ver com a contramão do mundo; Eu precisava introduzir este tema, com o testemunho do pouco que tem acontecido em todo o mundo. Através de alguns missionários. Que tem literalmente ido contra o sistema até mesmo da igreja, que muitas vezes. Com suas atitudes com a comunidade missionária, tem se oposto, ao avanço do trabalho missionário.
Na contramão do mundo, agora prefiro parafrasear dizendo na contramão do sistema. Sistema que não se manifesta fora apenas dos portões da igreja, pois não existe mais um espaço específico para este sistema. Sistema que cada vez mais tenta frear o avanço do ingresso de mais missionários,a obra.
Missionários, esta é nossa essência. É o que somos, embora desempenhemos a maioria das profissões, que talvez você que está lendo desempenhe.
Somos professores de escolas infantis na África, somos médicos e enfermeiros, em comunidades ribeirinhas do amazonas, Antropólogos e linguistas, ao redor do mundo; somos educadores, somos assistentes sociais, psicólogos, dentistas, marceneiros, serralheiros, pedreiros e construtores, a lista é grande, mas somos essencialmente Missionários.
Missionário, Henrique Espírito Santo